Postagens populares

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

GRANDE "BONI"FALA SOBRE CARLOS LAMARCA E A FILOSOFIA TELEVISIVA!!!

CARLOS LAMARCA(guerrilheiro Carlos Lamarca foi confiscado por militares na ilha de edição na TV Globo).
O mestre dos mestres,mais conhecido por ser grande todo poderoso da Rede Globo de produções relata algo inédito sobre Carlos Lamarca.Boni se emociona ao relatar este fato histórico.Veja;
  “Todos nós fizemos. O filme foi retirado ainda na montagem. Naquele tempo, era filmado ( N: o vídeotape já existia, mas as equipes de jornalismo usavam filmes, na época. A substituição de filme por VT, no jornalismo, só ocorreria anos depois ) . E o filme foi arrancado da moviola. Fiz gestões. Armando Nogueira ( N: à época, diretor da Central Globo de Jornalismo, a CGJ) fez gestões, Alice Maria (diretora-executiva da CGJ) também. O próprio Dr. Roberto Marinho (presidente das Organizações Globo ) entrou no assunto, porque, afinal de contas, ele tinha um argumento: Lamarca estava morto. Não há o que esconder. As fotos tinham sido publicadas nos jornais do dia seguinte. Mas, não sei por que razão, o filme não só foi confiscado, como sumiu. Não sei onde foi parar o filme que foi arrancado da moviola. A gente não entendeu qual o motivo, porque não havia qualquer intepretação que pudesse comprometer nada”.
Depois de abandonar o Exército, o capitão Carlos Lamarca de integrou à guerrilha. Fez parte da Vanguarda Popular Revolucionária ( VPR ). Terminou morto no interior da Bahia, em setembro de 1971 ).
Em poucas palavras Boni repassa a filosofia televisiva em seus anos de história atrás das câmeras,nos bastidores e mais uma vez se emociona:
O primeiro mandamento é o seguinte: fazer o popular bem-feito. Há duas coisas muito fáceis de fazer na televisão: o hermético – que ninguém entende - e o popularesco, que todo mundo entende. O meio disso - o popular bem-feito – é muito difícil de fazer! É uma linha tênue – que você tem de observar com muito cuidado. A receita é você sempre estar um degrau acima do público – e não um degrau abaixo, para servir ao público. Temos de melhorar o público e ter responsabilidade social. A televisão não é apenas um entretenimento. A tevê tem alguma coisa a fazer pelo país e pela comunidade. Devemos, sempre, pensar nesta questão: a de fazer alguma coisa que seja útil. Que o conteúdo e a forma tragam alguma contribuição para o telespectador”.
Para conferir e saber mais sobre a trajetória de Boni,na tv  e suas grandes idéias e descobertas basta comprar seu livro que foi lançado no último dia 30 de novembro no Rio de Janeiro,é uma ótima dica para presente de natal e um ótimo livro para vc presentear aquelas pessoa que tentam fazer tv a toque de caixa e que acaba saindo uma porcaria,sem falar dos programas horrendos que surgem por ai,tudo bem que nada se cria hoje em dia tudo se copia mais meu conselho é leio o livro do GRANDE BONI o mestre da Tv brasileira e aprenderá muito mais do que cópias esdruxulas de programas nacionais.
Obrigado.
Marcello Saromã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário