Postagens populares

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

SERTANEJO?SERÁ MESMO O VERDADEIRO SERTANEJO.....

"Sertanejo" já está matando a verdadeira música rural

O problema dos popularescos não é existir. Se eles ficassem quietinhos no seu cantinho já amplo, tudo bem. Mas acontece que os popularescos não se satisfazem com todo o espaço na mídia e todo o sucesso induzido que possuem perante as massas. Eles querem tomar os espaços dos outros.

Os axezeiros se auto-rotulam "A" música baiana e impedem tanto a vinda de nomes estrangeiros como abafa o espaço de nomes locais não associados ao gênero. Os funqueiros querem ser os donos dos morros, junto com os traficas, assumindo como "movimento cultural". Os bregas "de raiz" querem colocar a verdadeira MPB nos limbos do esquecimento. E os breganejos sertanojos querem matar a música feita para as zonas rurais.

A antiga e bela moda de viola pode virar peça de museu, graças a esses mercenários que tratam a música rural como se fosse produto agro-pecuário. As duplas breganejas pipocam aos montes, cada vez mais parecidos com caricaturas tex-mex e se afastando das verdadeiras origens, para começar pelo visual de cowboy hollywoodiano. Fazendo bang-bang com a música do homem do campo.

E para piorar, inventaram uma palhaçada chamada "sertanejo universitário". Sempre achei que música de universitário fosse obrigatoriamente intelectualizada. Mas com a obrigatoriedade do mercado de trabalho brasileiro, com a infeliz ideia de que qualquer cidadão deveria ter nível superior, acaba favorecendo a entrada de muitos burros e incompetentes nos meios acadêmicos, possibilitando o acontecimento de certas aberrações. Música de universitário feita por analfas* para analfas. Pobre e triste.

Se não fizermos alguma coisa para salvar a verdadeira música rural, o que vamos conhecer como único sinal do verdadeiro som das roças serão os mugidos das vacas e os cocoricós dos galos. E só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário