Postagens populares

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Nan Goldin,polêmica no Rio de Janeiro

"Após polêmica, mostra de Nan Goldin muda de local no Rio"

Conhecida por seus registros do submundo das drogas nos anos 70 e 80 em Nova York, Nan Goldin teve seu trabalho envolvido com uma polêmica na cena artística carioca nos últimos dias. A fotógrafa americana tinha uma exposição programada no centro cultural Oi Futuro Flamengo (Rio de Janeiro), prevista para o período entre 09.01.12 e 04.03.12. Entre os trabalhos que seriam expostos estavam A Balada da Dependência Sexual (1979 e 1986), sua mais famosa série, que traz imagens explícitas de sexo e do uso de drogas, além de The Other Side, com fotos tiradas no Rio de Janeiro.
Durante a preparação da mostra, a instituição conta que pediu para a curadora Ligia Canongia que imagens com crianças fossem excluídas. Segundo a curadora, Nan aceitou, desde que as fotos fossem substituídas por uma tela preta com a palavra “censurado”.
Que absurdo em pleno século XXI,censura no Brasil,que HORROR!!!!!
Mas a mostra vai acontecer. A Oi Futuro divulgou nesta segunda-feira (28.11) que foi procurada pela curadora solicitando que a exposição fosse realizada no Museu de Arte Moderna (MAM), o que foi acatado pela instituição. A Oi ressaltou que “tem a praxe de avaliar o material que será exibido em seus centros culturais para assegurar que haja uma relação entre as obras e os programas educacionais realizados nas suas dependências, com crianças e jovens”.  Sobre a mostra de Nan Goldin, a Oi diz que seu conteúdo não conversa com a proposta da instituição e que a interferência na exibição seria muito grande para ser abrigada ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário