Postagens populares

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

OS ANÔNIMOS DAS REDES SOCIAIS


"Não é mera opinião: conheça os Perfis falsos, mensagens pagas e politicagem por trás das discussões na rede"

O problema é o governo do PT e a corrupção, diz um. Muito pior foram as privatizações neoliberais do FHC, responde o outro. Segundos depois, alguém chama ambos de babacas e ofende suas respectivas mães. A coisa sai do controle, os argumentos escasseiam, mas as ofensas continuam. A última declaração é “vai, Corinthians!”. Não é na mesa de bar, mas no rodapé de notícias, posts e reportagens na internet que esses debates acontecem — as seções de comentários viraram uma espécie de selva digital. Espécimes das mais variadas libertam a agressividade, são pagos para fazer propaganda partidária ou cobram pelos textos que escrevem para falar bem de empresas. Veja o que está por trás da lista interminável de comentários que você vê no pé das notícias e blogs. 

Caixinha da discórdia 
Cinco perguntas polêmicas para os comentaristas mostrarem a verdadeira face digital. 

Opinião Política? Sou libertário, defendo estado mínimo e liberdade individual, mas não há partido assim no Brasil. 
Pena de Morte? A favor em casos de crimes hediondos. 
Aborto? Contra, com exceções como se houver risco para a saúde da mãe. 
Casamento homossexual? Não sou contra, mas há quem diga que isso está sendo usado para acabar com o casamento tradicional. 
Maior problema do Brasil? Violência urbana e educação ruim. 

Mr X, comentarista de blogs políticos, anônimo
Mr. X respondeu ao pedido de reportagem com email falso – sob o nome Zeno Cosini, personagem do romance cult A Consciência de Zeno. A sua preocupação com o anonimato é tão grande que, depois da entrevista, ele entrou em contato com o repórter por medo de ser identificado por conta dos parcos dados biográficos que passou – gaúcho, 35 anos, doutorando em novas mídias na Califórnia, Estados Unidos.

Para ele, o anonimato é fundamental para falar na internet. “Só assim há liberdade real para discutir ideias, de poder escrever mesmo o que a gente pensa”, afirma. Quando perguntado sobre o que acha do movimento dos grandes portais e sites de notícias para acabar com comentaristas anônimos, ele responde: “Por que o anonimato é sempre negativo? Acabar com ele é ser contra a liberdade de expressão”. 
QUANDO LEIO NOTÍCIAS COMO A ABSOLVIÇÃO DA JAQUELINE RORIZ, PRECISO FAZER ALGUMA COISA. VOU COMENTAR, JÁ QUE NÃO DÁ PARA IR PARA A JANELA E BERRAR” 
Ricardo Kaffa, 46 anos, agente de viagens | Assuntos preferidos: política, polícia e internacional .
Então galera pode soltar seu berro nas redes sociais,por que alguém um dia vai te ouvir ou ler seu comentário.Use isso a seu favor próprio e também em pro de alguém que precisa.

Marcello Saromã.



Nenhum comentário:

Postar um comentário